Menina
Prof. João Metelo
Trabalho elaborado pelos alunos do curso de Medicina:
Duarte Meneses
Luciana Macedo
Melissa Barbosa
Regina Cordeiro
Bissau, 20 de Junho de 2012
Índice
Resumo 3 Introdução 4 Mecanismos da doença 5 Patogénio 5 Vias de contágio 5 Modo de vida do patogénio e mecanismos da doença 5 Tratamento 7 Prevenção 8 Vacinação 9 Vacinas contra a febre tifóide: 9 Contraindicações 10 Bibliografia 11
Resumo
A febre tifoide é uma doença causada pela infeção através da bactéria Salmonella Typhi, que apenas infecta humanos. Esta doença é transmitida pela ingestão de água e alimentos contaminadas pela bactéria ou por transmissão fecal-oral direta. Os principais sintomas associados a esta doença são o início gradual de febre, cefaleia, mal-estar, anorexia, insónias e obstipação, podendo causar também diarreias intensas.
Introdução
A Guiné-Bissau, país do noroeste africano, está classificada como um dos países mais pobre do mundo e com um nível de desenvolvimento humano muito baixo. Em relação a saúde, o país apresenta condições muito precárias, com taxa de mortalidade infantil muito elevada e a esperança média de vida de 45 anos. Há uma má distribuição geográfica dos serviços de saúde do país, havendo uma concentração destes em Bissau e uma insuficiência de recursos nas províncias.
A febre tifóide é uma doença bacteriana aguda, causada pelo agente Salmonella Typhi, uma bactéria de gram-negativo, transmitida pela água e alimentos contaminados. O período de incubação é, em média, 2 semanas, porém esta mantêm-se transmissível enquanto existirem bacilos a ser eliminados pelas fezes ou urina. Os principais sintomas associados são a febre alta, cefaleia, mal-estar, dor abdominal, falta de apetite, bradicardia, esplenomegalia, manchas rosadas no tronco (roséolas tíficas), tosse seca e obstipação intestinal ou diarreia.
Em relação à distribuição geográfica, a febre tifóide ocorre mundialmente não