menina
Numa entrevista ao The Sydney Morning Herald Markus Zusak disse:
“ Nós temos a imagem de que todos seguiam Hitler, a ideia de que toda a Alemanha foi culpada. Mas havia crianças rebeldes epessoas que não seguiam as regras, alemães que esconderam judeus e outras pessoas nas suas cassas. Este é o outro lado da Alemanha Nazista “
Autor já anteriormente premiado, este é o seu quinto romanceque foi traduzido em 40 línguas e distinguido com vários importantes prémios e nomeações internacionais. A rapariga que roubava livros permaneceu 375 semanas na lista de bestsellers do New YorkTimes, e ainda lá se mantém oito anos após a sua publicação.
Markus vive atualmente em Sydney, com a sua esposa e filha.
Resumo:
Esta história decorre maioritariamente em Molching , um pequenosubúrbio de Munique, em 1939, durante a segunda guerra mundial. O livro é narrado pela morte, que nos conta a história de Liesel Meminguer, uma menina de 9 anos que é uma sobrevivente perpétua, uma peritaem ser deixada para trás.
Ao longo do livro não só começamos a conhecer Liesel, como também a própria morte, que ao contrário dos juízos de valor que lhe atribuímos, mostra que apesar de não serhumana possui sentimentos, chegando mesmo por vezes a parecer que ela própria possui uma alma. No início do livro a morte diz: “ É apenas uma pequena história, na realidade, acerca, entre outras coisas,de:
Uma rapariga
Algumas palavras
Um acordeonista
Alguns alemães fanáticos
Um pugilista judeu
E uma boa dose de furtos
Vi a rapariga que roubava livros três vezes.