menina
Gestão Ambiental e de Resíduos
Este relatório tem como base a aula da disciplina de Análises, Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos, de dia 24 de maio, durante a qual foi realizada uma visita à GESAMB, Gestão Ambiental e de Resíduos, EEIM, empresa responsável pela gestão e exploração do Sistema Intermunicipal de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos do Distrito de Évora (SIRSU). A visita foi acompanhada pela Doutora Gilda Matos, responsável pelo marketing, e o relatório incide numa pequena descrição do que nos foi mostrado durante a visita.
Caracterização da GESAMB
A GESAMB, Gestão Ambiental e de Resíduos, EIM, tem sede no Aterro Sanitário Intermunicipal, na Estrada Nacional n.º 380 (Évora - Alcáçovas), ao quilómetro 89,9.
Trata-se de uma empresa intermunicipal, o seu capital é público e privado, neste caso específico, dividido entre 60% da Associação de Municípios do Distrito de Évora (atual CIMAC - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central) e 40 % da empresa Lena Ambiente.
Ilustração - Fotografia aérea da GESAMB (Fonte: Google Maps).
Foi criada em 2004, e é responsável pela gestão e exploração do Sistema Intermunicipal de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos do Distrito de Évora (SIRSU), que integra os municípios de Alandroal, Arraiolos Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa, que produzem cerca de 76 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos, por ano.
Para este efeito, a empresa possui diversas infraestruturas:
1. Aterro Sanitário
2. Estação de Triagem
3. Quatro Estações de Transferência:
ET Borba: Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa;
ET Reguengos de Monsaraz: Mourão e Reguengos de Monsaraz;
ET Mora: Mora e Arraiolos;
ET Montemor-o-Novo: Montemor-o-Novo e Vendas Novas.
4. Unidade de tratamento mecânico e biológico, recentemente inaugurada
5. Estação de Tratamento das Águas