Memórias póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba
Memórias Póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba são dois dos principais romances de Machado de Assis , escritor brasileiro considerado o maior nome da literatura nacional. O livro revolucionou os romances do país por sua critica sutil e inovadora á burguesia do século XIX.
Memórias Póstumas de Brás Cubas: De início o livro já se mostra diferente, o autor dedica a obra aos primeiros vermes que roeram o seu cadáver. Isso fez com que Machado de Assis ironizasse as dedicatórias melosas e de costume literário anterior, o Romantismo.
Brás Cubas, garoto mimado, nascido em uma família rica, tornando-se um homem de poucas realizações, amores vazios e ressentimentos. Pude ver que o autor deixou de lado todo o sentimentalismo e o moralismo visto no Romantismo, ele conta todas as suas desventuras, preconceitos e seus fracassos. No decorrer da historia brás conhece marcela uma espanhola por quem se apaixona, da a ela inúmeros presentes caros assim gastando boa parte de sua fortuna, isso fez com que se pai o mandasse pra a Europa, sua ideia era levar marcela consigo mas sua partida foi repentina e acabou indo sozinho, durante a viaje por muitos dias teve a ideia de se matar no entanto esqueceu isso.
Chegando na Europa, fez faculdade se formou e ficou vivendo por lá, só voltou quando recebeu noticias de seu pai dizendo que se não voltasse não veria mais sua mãe. Poucos dias após sua chegada sua mãe veio a falecer, Brás então se trancou em casa e dedicou-se somente a leitura, seu pai o procurou com um plano de carreira politica e de um casamento, por alguns dias ele pensou na ideia e aceitou, a noiva era Vigília, muito bonita, mas o verdadeiro motivo do casamento era que seu pai facilitaria a vida de Brás na politica. Antes de voltar a casa de seu pai foi fazer uma visita a dona Eusébia que era conhecida da família, lá conheceu eugenia e com ela viveu um breve romance a moça era coxa e assim como começou acabou. Quando