Memórias de geografia
Certo dia chegou a hora de ir para a escola, morava no interior, era o bebê de casa, sempre doente e por isso bem mimada, talvez esse foi o motivo por o qual meus pais não me colocaram na Educação Infantil, ou seja, entrei direto na primeira série. A escola era muito pequena, mas na época eu achava enorme, ela era composta por três salas, onde uma era um pouco maior, a qual era a sala de aula, nas outras duas ficavam a cozinha, onde tinha um armário, uma pia, um fogão e uma classe; e a secretária, onde guardávamos as vassouras, os baldes, as bolas, as cordas, umas coisas velhas e um armário cheio de materiais escolares que a secretária mandava.
Minha professora era uma vizinha, por a qual eu tinha uma admiração enorme, além de professora ela era merendeira, faxineira e mãe, isso tudo dentro da escola.
Éramos entre nove alunos, dois estavam na quarta série, um na terceira, duas na segunda e quatro na primeira; estudávamos todos juntos, na mesma sala, sem dividir sequer as classes, lembro que adorava sentar com uma das meninas que estava cursando a segunda série e a professora nunca me disse que não podia.
O ensino era globalizado. Não tive a oportunidade de ir em casa ver meus cadernos, mas buscando nas minhas lembranças não lembro de ter tido Geografia e sim Estudos Sociais, onde englobava Geografia e Biologia. São raras as lembranças que tenho dessa disciplina, inclusive até pesquisei na rede o que se aprende nessa idade vinculado com o ensino de Geografia, obtive várias respostas, mas para ser sincera não me lembro de ter visto nenhuma delas; poderia tê-las colocado aqui, mas não acho justo, já que o que foi pedido foram as minhas lembranças; uma coisa que me lembro, e poderia dizer até que a única, é de nós trabalhando os pontos cardeais; lembro que estávamos todos juntos, sem distinção de série.
No dia da primeira aula da disciplina de Geografia e Educação I, foram levantados diversos pontos que são trabalhados nos anos iniciais, mas eu