Memórias da educação escolar no BRASIL contemporâneo
Podemos afirmar que sim, através do tempo conseguimos produzir em nós mesmo e na nossa sociedade a herança cultural a qual pertencemos. Nossas ações e pensamentos estão em constante mudança, estudar o passado é extremamente necessário para compreendermos o presente e planejarmos o futuro. Sem a preservação da historia não saberíamos quem foram nossos antepassados, como viveram e quais eram suas crenças, não existiria a evolução humana.
Freqüentes pesquisas realizadas no Brasil referem-se à memória em seus diferentes matizes ao ensino da história. Como relata o poeta Paul Claudel: “O tempo é o sentido da vida” Com essa citação concluímos que nada é eterno, as concepções de historicidade não é a mesma ao longo dos anos, a história é construída a cada instante através de atitudes positivas e aparentemente corretas e de erros que foram corrigidos ao longo do tempo,que pode ser variável conforme a divergência cultural dos antepassados estabelecidas por projetos e mudanças atuais.
Na área pedagógica é imprescindível que se tenha conhecimento de todas as conquistas e problemas enfrentados no cenário educacional para que possamos buscar a implantação de uma educação democrática e de qualidade.
A origem da educação escolar no Brasil - a ação dos jesuítas como parte do movimento da contra-reforma católica.
A fim de enfrentar as criticas reformista e a expansão do protestantismo Santo Inácio de Loyola fundou em 1534 a ordem dos jesuítas sob o reinado do papa Paulo III. A reforma protestante trouxe a igreja católica momentos conturbados e preocupantes, que temendo perder os fiéis decidiu agir rapidamente na arregimentação dos incrédulos e na arrecadação de verbas para combater a reforma protestante. Diante dessa situação os jesuítas tornaram se os principais responsáveis em transmitir e atuar na área pedagógica, na Europa lecionava em seminários, colégios e universidades visando sempre