Memória
Introdução
A memória é a capacidade de adquirir, armazenar e recuperar informações. Ela focaliza coisas específicas, requer grande quantidade de energia mental e deteriora-se com a idade. Além de ser extremamente importante, pois forma a base para a aprendizagem. Se não tivéssemos memória, estaríamos sempre a iniciar novas aprendizagens, pois estas não se consolidariam. Abordaremos adiante os tipos de memória, a sua função e alguns fatores que levam aos seus distúrbios.
Memória
Podemos definir memória como o processo cognitivo que permite integrar, reter e recuperar informação e recordar o que aprendemos.
O processo da memória envolve três etapas:
Aquisição: fase que corresponde à entrada dos conteúdos da memória.
Retenção: fase de armazenamento ou conservação dos conteúdos que podem ser mantidos por diferentes períodos de tempo.
Recordação: fase de recuperação, de evocação dos conteúdos que adquirimos e retivemos.
Tipos de memória
Memória declarativa: É a capacidade de verbalizar um fato. Classifica-se por sua vez em:
Memória imediata: É a memória que dura de frações a poucos segundos. Um exemplo é a capacidade de repetir imediatamente um número de telefone que é dito. Estes fatos são após um tempo completamente esquecidos.
Memória de curto prazo: É a memória com duração de alguns segundos ou minutos. Neste caso existe a formação de traços de memória. O período para a formação destes traços se chama de Período de consolidação. Um exemplo desta memória é a capacidade de lembrar eventos recentes que aconteceram nos últimos minutos.
Memória de longo prazo: É a memória com duração de dias, meses e anos. Um exemplo são as memórias do nome e idade de alguém quando se reencontra essa pessoa alguns dias depois.
Memória de procedimentos: É a capacidade