MEMÓRIA E ESQUECIMENTO: A História oral como forma de preservação da Identidade Cultural
RESUMO: O presente artigo visa promover relações entre a História e cultura imaterial , utilizando a oralidade como ferramentas de construção de identidade. A discussão ocorre em torno da perpetuação de elementos culturais pela história oral, construindo a patrimonialização de uma memória não oficial, que apesar de não reconhecida, certamente também se constitui como peça fundamental de construção histórica. Sendo assim o artigo se propõe a analisar a história oral como forma de preservação, que constrói e desconstrói a identidade coletiva.
Palavras chaves: História Oral, Identidade, Cultura
ABSTRACTY: This article aims to promote relations between the Oral History and immaterial culture, using them as tools for identity construction. By establishing the perpetuation of cultural elements by orality, is constructed of a memory patrimonialization unofficial, which although not recognized, certainly also represents fundamental piece of historical construction. Therefore the article aims to analyze the oral history as a means of preservation, which builds and deconstructs the collective identity.
Keywords : Oral History, Identity, Culture
1. MEMÓRIA HISTÓRICA E CULTURA IMATERIAL Em Memória, esquecimento, Silencio de Michael Pollak2 , há uma discussão inicial a respeito de indicadores de memória coletiva da obra de Michael Halbwachs3. Dentre estes, encontramos de um lado, o monumento, o patrimônio e as datas, e do outro o folclore, as tradições e costumes. Nesse contexto observam-se duas linhas formadoras de identidade histórica. A primeira voltada para os fatos oficiais, para o que é material e, portanto palpável; e a segunda que se refere a cultura imaterial, “não palpável”. A