Memória RAM
A memória RAM (Random-Access Memory) é o dispositivo que faz o armazenamento temporário das informações. O computador armazena informações necessárias para aquela operação específica que ele está realizando naquele momento. Encerrada a operação, ele não precisa mais armazenar as informações, então, ele apaga elas da memória RAM para que esta possa ser utilizada novamente em outra operação, chamamos a então de volátil. Ela é importante, pois disponibiliza espaço para informações cruciais que podem ser acessadas pelo processador rapidamente. Para jogos, por exemplo é necessário uma memória de alta qualidade pois são carregados texturas, modelos, animações e outros tipos de informações a todo instante.
Tipos de memória:
Memórias Síncronas: As memórias síncronas são um tipo de DRAM, onde a leitura ou escrita dos dados é sincronizada por um relógio de sistema ou de barramento. Com isso, o seu desempenho é significativamente superior ao das memórias assíncronas.
Single Channel ou Dual Channel: Na memória single channel a velocidade funciona de maneira normal, enquanto na dual channel a memória tem sua velocidade dobrada.
DRAM – É um tipo de memória RAM que armazena cada bit de informação dentro de um capacitor. A DRAM tem um custo baixo, uma densidade de bits maior e uma estrutura mais simples, pois contem apenas um transistor e um capacitor.
SRAM – É um tipo memória que mantém os dados armazenados desde que seja mantida a sua alimentação. Entretanto são mais caras, gastam mais energia e ocupam espaço maior que as DRAM, em compensação são mais rápidas.
SDR SDRAM - Essa memória é capaz de enviar um dado por pulso de clock e é muito mais rápida que sua antecessora. Outra novidade da memória é a possibilidade de dividir em partes um banco de dados que antes era unificado. Era utilizada em Pentium I, II e III e no antigo Athlon, mas por não atingir um clock maior passou a ser substituída pela DDR.
DDR SDRAM - Criada para ter o