Memória descritiva de projecto de arquitectura
Memória Descritiva do Projecto
INTRODUÇÃO
O lugar fica situado no vale entre o planalto do Aeroporto e a elevação do Pico do Castelo. Fica imediatamente acima da barragem, maior reserva de água doce da ilha, e é servido por uma das principais estradas que ligam as costas norte e sul.
O novo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Porto Santo assume-se como um paradigma e uma referência no território pela sua estrutura estelar, a qual estabelece um paralelo entre a lógica de rápido e igual acesso a qualquer ponto da sua estrutura de organização interna a partir do sistema central de circulação e a sua privilegiada situação central no território da ilha. A sua estruturação em três diferentes e elegantes volumes orientados em dinstintas direcções cria referências na envolvente próxima para o desenvolvimento urbano. Como um farol na linha de mar, o Quartel dos Bombeiros Voluntários proposto assume-se como uma marco visual no centro da ilha, contemplando longe do alto da sua torre, e marcando uma nova e contemporânea direcção na crescente urbanização, como nova centralidade, um novo gerador de usos e práticas sociais.
PROGRAMA
O programa está organizado em três volumes independentes, cada um correspondendo a uma das principais funções/áreas do programa, interligados pela torre que cruza o sistema de circulação vertical da escada em espiral com a circulação horizontal em todas as direcções, tendo como eixo e marco central o varão dos Bombeiros.
Disposto em estrela, o conjunto do edifício mais a praça/parada desenvolve uma tipologia em L, irradiando da torre, o elemento agregador central que se eleva e se converte em referência visual assim como em privilegiado posto de observação e vigilância – eleva-se desde o hall de entrada, na sua escada em espiral, ligando os pisos e os programas e ascendendo sobre estes acima da volumetria geral do edifício. Mais além do cuidado posto sobre todas as questões