Memória de Origem
HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA COMPARADA
PROFESSORA: ANA CÁSSIA
ALUNO: DAVID AFONSO BRITO
MEMÓRIAS DE ORIGEM
BELÉM
2012
DAVID AFONSO BRITO
MAT.: 2012850062
MEMÓRIAS DE ORIGEM
Resenha apresentada à disciplina Histologia e Embriologia Comparada, Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, como requisito avaliativo.
Profª. M.Sc. Ana Cássia
BELÉM
2012
LONG-LASTING PRIMING DE CÉLULAS ENDOTELIAIS POR NÍVEIS PLASMÁTICOS DA MELATONINA
TAMURA, E. K. et al. Longlasting priming of endothelial cells by plasma melatonin levels. Plos ONE, v. 5, n. 12, 12 nov. 2010. Disponível em . Acesso em: 12 dez. 2012.
MEMÓRIAS DE ORIGEM
ZORETTO, R. Memórias de Origem. Pesquisa Fapesp, v. 180, p. 64-65, fev. 2011.
Disponível em . Acesso em 12 dez. 2012
Célula endotelial é um tipo de célula achatada com forma elíptica que recobre o interior de vasos sanguíneos, formando, assim, o endotélio vascular. Este, por sua vez, é formado por uma camada simples e plana de tecido, na qual reveste a face interna de capilares sanguíneos e o coração. Na homeostase, possui funções distintas, se adaptando em termos estruturais para resistir à estimulação a que é submetida. Em um estudo realizado pela equipe da farmacologista Regina Pekelmann Markusna, na Universidade de São Paulo (USP), cultivavam células endoteliais de ratos saudáveis e de animais submetidos a testes que simulam uma inflamação pela aplicação de moléculas da parede celular de bactérias (LPS – lipopolissacarídeos). Após algum tempo, foi verificado que as células de roedores saudáveis mantinham o mesmo comportamento enquanto que as células inflamadas reproduziam o semelhante processo fisiológico ocorrido no endotélio de uma região inflamada, ou seja,