memorias acesso aleatorio
Memoria DRAM
A DRAM (Memória de Acesso Dinâmico) é o padrão de memória que perdura até hoje.
Em 1970, intel lançou sua primeira memória DRAM, porem a projeto não era de sua autoria e apresentou diversos problemas, nesse mesmo ano foi lançado a memória DRAM 1103 agora sim criado pela intel, só a partir dai a mémoria DRAM foi definida como um padrão mundial.
Memória DDR, DDR2, DDR3
A DDR (Dupla Taxa de Transferência)
Ao longo de 30 anos de história chegamos aos tipos de memórias da atualidade.
No começo eram as memórias DDR que operava com frequência de até 200 MHz. Apesar de esse ser o clock efetivo nos chips, o valor que era usado pelo barramento do sistema é de aprenas metade, ou seja 100 MHz.
Do padrão DDR para o DDR2 foi um avanço fácil e rápido, além do aumento na largura de banda o padrão DDR2 veio para economizar energia e reduzir temperatura. As memórias DDR2 mais avançadas alcançam clocks de até 1.300 MHz, ou seja 650 MHZ real.
O padrão mais recente é DDR3, como era de esperar tem o dobro de taxa de transferência se comparado a DDR. A tensão das memórias caiu novamente de 1,8 volts da memória DDR2 para 1,5 volts e a frequência aumentou significativamente é possivel encontrar memórias que operam a 2.400 MHz real.
Apesar das constantes evoluções no padrão DDR, a memória nunca conseguiu atingir a mesma velocidade das CPUs, com isso surgi a memória DDR3 DUAL-CHANNEL (Canal Duplo), com esse novo recurso possibilitou o aumento em duas vezes na velocidade entre a memória eo controlador, que deve ser capaz de trabalhar com 128 bits ao invez dos 64 bits das memórias DDR. Ja a tecnologia TRIPLO-CHANNEL (Canal Triplo), é muito parecida com a DUAL-CHANNEL, exceto que aqui o canal é triplo e é precizo utilizar um processador e placa-mãe compatível os primeiros processadores a usar esse recurso foram o INTEL CORE I7 de primeira geração.