Memorial
O presente memorial é o fruto de quatro anos de estudos do curso de Pedagogia ministrado pelas Faculdades Integradas Maria Imaculada. Foram muitos esforços e horas dedicados ao estudo que me proporcionaram conhecimentos que levarei comigo para toda a vida.
Espero que todo o conhecimento adquirido ao longo desses quatros anos possam se transformar em atitudes e ideias novas em relação ao ensino e aprendizagem da atualidade para que eu possa ser útil para essa nova geração do século XXI.
Expressei nesse memorial às disciplinas que de certa forma causaram mudanças em meu comportamento e alguns pontos de vista que anteriormente não tinha devido à falta de conhecimento nos assuntos relacionados à educação.
No primeiro capítulo dediquei escrever sobre a minha trajetória escolar por ter sido muito difícil a conclusão por várias razões e algumas delas, de forma comentada no memorial.
Ao longo do curso de Pedagogia fiz uma análise sobre as disciplinas que contribuíram para uma realidade antes totalmente desconhecida, e hoje muito significativa por entender melhor as minhas atitudes e como enxergar a sociedade de hoje.
Fiz um resgate sobre a ditadura porque achei importante destacar a minha vivência nesse período dramático, lembrar de alguns fatos importantes e ter uma mentalidade diferente daquela que só aprendi depois de ter participado de um curso superior.
Procurei enfocar o tema “sociedade” por viver uma realidade bem de perto e entender um pouco mais sobre a marginalização da educação, por estar fazendo parte de um trabalho que muitos jovens excluídos da sociedade, cumprem medida sócioeducativa.
A prática no estágio supervisionado acrescentou muito na minha perspectiva de futura pedagoga e me proporcionou pensar sobre a minha prática pedagógica.
Os conhecimentos adquiridos no curso de Pedagogia será uma bagagem que levarei comigo por me despertar de um sono profundo e me fazer acreditar nas possibilidades de mudança, principalmente