Memorial
Realizado no dia 23/10/11 com a professora Gláucia, Infância e Adolescência: o desenvolvimento Bio – Psico e a Construção da independência.
A criança está crescendo o corpo por fora mais pra dentro também cresce através da maturidade, coordenação as funções está ligado a fatores internos e externos processo de maturação e estimular a criança desde no ventre, ouvir música para ela, estimular sempre um ambiente estimulante. Estados múltiplos de prontidão não existem um estado de maturidade que garanta o sucesso escolar, mas sim, níveis de funções psicológicas básicas: psicomotricidade percepção, linguagem, funções cognitivas, afetivas e sociais.
Nesta etapa que a criança vai passando de mudanças da adolescência, é muito difícil, fases das descobertas, sexuais e vícios perigosos, que levam o adolescente ao crime e até a morte. No dia 24/10/10 a professora Sonaly esteve explicando o tema: Educação pelo movimento; Refletindo e Planejando a prática.
Nos estudos, podem-se compreender características específicas de diferentes fases de uma criança na, e a ludicidade é algo que faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana. Com as teorias, notou-se a importância de usar a psicomotricidade para a motivação dos alunos e o apoio, evitando o fracasso escolar. E que a ‘’atitude lúdica’’ não só deve partir dos educando, como do educador, que deve assumir uma postura que implica sensibilidade, envolvimento, e mudança interna. Propôs também conhecer e diferenciar as idéias para a construção de uma organização que aprende as competências e habilidades necessárias do educador- gestor. A partir desses conceitos, percebe-se na organização em que trabalhamos abordagens muito diferenciadas e com isso, as necessidades das escolas. Pois se trata de uma organização que trabalha com diferentes atores sociais, de múltiplas culturas e que buscam o mesmo objetivo. Mas acredito que as escolas e os métodos de ensino propostos e cobrados, estejam pouco preparados