Memorial Elétrico Residencial
MEMORIAL DESCRITIVO
Palhoça
2014
1. OBJETIVO
O presente memorial tem por objetivo, esclarecer e orientar o profissional na execução da obra, referente ao projeto aqui apresentado.
2. DESCRIÇÃO DA OBRA
A obra se localiza na Rua João Francisco Barcelos Jr esq. com Rua VL-03, Lote 12, Quadra 12, Lot. Parque Residencial das Rosas - Bela Vista - Palhoça, em terreno particular. A obra possui três apartamentos de padrão baixo e três salas comerciais distribuídos em dois pavimentos.
3. RAMAL DE LIGAÇÃO
3.1. Condições Gerais
A tensão de fornecimento será de 380/220V, através da rede secundária da CELESC.
O ramal de ligação será subterrâneo, derivando diretamente do poste da CELESC, passando pela calçada, até o Quadro de Medição.
Toda a instalação será de responsabilidade do proprietário, sendo a ligação à rede feita pela CELESC.
3.2. Cabos Aéreos
Os cabos serão de cobre, unipolares, três fases mais neutro, com seção de 16.0mm2, com tensão de isolamento de 750V, isolação SINTENAX.
O neutro terá as mesmas características do cabo de força.
No ramal de ligação e nos alimentadores das unidades de consumo, será feito apenas com terminal de compressão maciço, tipo ilhós (tubular) com isolação.
Não será permitida a emenda dos cabos, e em caso de curvas, os mesmos terão um raio mínimo de 20 (vinte) vezes o diâmetro externo dos cabos, salvo indicação contrária do fabricante. Nas caixas de passagem junto ao poste da CELESC, será deixado uma sobra de no mínimo 2 (dois) metros de cada cabo.
A identificação dos cabos será feita pela cor, sendo que para os cabos de força será utilizado a cor preta, branca e vermelha, para os cabos de neutro a cor azul claro, e para os cabos de terra a cor verde, exceto o cabo de aterramento, conforme descrito no item específico.
3.3. Caixa de Passagem
Será instalada uma caixa de passagem próxima ao poste da edificação, até o quadro de