memorial do serviço social
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 – CONCLUSAO 7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é fazer memórias do Serviço Social, construindo o percurso histórico da profissão. Refletindo sobre sua origem, os avanços e as demandas atuais e a contribuição para o desenvolvimento da profissão na divisão sócio-técnico. Trazendo questionamentos: O que é o Serviço Social? A quem serve? Por que surgiu? Qual é a função do Serviço Social? Questionamentos estes norteadores deste estudo considerando isto relevante para a construção do momento atual que se encontra a profissão, as leis que a regem e o contexto ocupados pelos profissionais, como também para a compreensão das representações sociais que cercam o Serviço Social.
2 DESENVOLVIMENTO
O Serviço Social surge da emergência da questão social do conjunto das expressões da desigualdade social, econômica e cultural, ou seja, problemas da sociedade capitalista, do antagonismo entre o capital e o trabalho. O capitalismo se fortalecia e cada vez mais buscava estratégias para acumulação e fortalecimento de seus ideais pautados na dominação, na opressão e exploração. Cujos desdobramentos eram a acumulação da pobreza e generalização da miséria.
Neste momento o Serviço Social encontrava-se articulado com os interesses capitalistas, se apresentando alienado e alienante, ratificando sua prática social pela via da função econômica. Vestindo uma ilusão de servir e de serem servidos. Uma pioneira deste movimento foi Mary Richmond, por sistematizar sua prática, caracterizou o problema social, conceituou pessoa e mundo, considerando que o indivíduo só podia ser pessoa se participava do meio social (OLIVEIRA, 1982). Como também lança seu livro ‘Diagnóstico Social’, um marco do Serviço Social da época. O Serviço Social no Brasil apresentava um caráter