MEMORIAL DO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL
1 INTRODUÇÃO........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................6
4 REFERENCIAS.........................................................................................................7
1. INTRODUÇÃO
A expressão Serviço Social foi usada pela primeira vez em 1904 nos Estados Unidos. Os agentes sociais, executores da pratica da assistência social, profissionalizaram-se com ênfase na prestação de serviços denominado SERVIÇO SOCIAL.
Na Europa e Estados Unidos o surgimento do serviço social esteve atrelado ao contexto da Revolução Industrial, surgimento e ascensão do capitalismo industrial, entre os séculos XVIII e XIX. Diante das sequelas sociais impostas por esse sistema aos trabalhadores surgiu as práticas assistenciais que serviram como mecanismos de consolidação de hegemonia capitalista.
Já no Brasil, a profissão do Serviço Social foi regulamentada no ano de 1957, suas primeiras escolas surgiram a partir a partir de 1936 no contexto da industrialização da exploração operaria, ligada a igreja, de caráter beneficente e criativo.
No período da ditadura militar, década de 70 e 80, os assistentes sociais serviam apenas como executor das políticas sociais, influenciados pelas ideias de Max e pelo movimento de reconceituação, o Serviço Social assume uma concepção mudancista, repensa o seu papel na sociedade brasileira, conferindo a esta profissão caráter crítico, político e classistas.
Enfim o presente trabalho, descreve o “Memorial do Processo de Institucionalização do Serviço Social”, o qual