Memorial do processo de institucionalização do Serviço Social
2014
TÂNIA SOUZA DE ALMEIDA
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1 CONCLUSÃO 6 Referências bibliográficas 7
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivos conhecer a historia e trajetória da profissão de Serviço Social, destacando os avanços e demandas neste período e observando as dificuldades encontradas ao decorrer do tempo. Trazendo-nos o conhecimento a cerca da realidade vivenciada, acompanhando a universalização da seguridade social e das políticas públicas, conhecendo a profissão, e seus meios de atuação, observando e analisando o código de ética profissional, buscando assim o conhecimento amplo sobre a temática.
Destacaremos a importância da profissão, sendo esta atuante na área das relações sociais, onde o profissional de Serviço Social procura conhecer a realidade em que atua e possuir compromisso ético com a classe trabalhadora e com a qualidade dos serviços prestados, sendo um direito social e dever estatal, tendo como função a proteção básica e especial, estabelecendo uma relação sistemática e interdependente entre programas, projetos e serviços, onde este profissional deve exercer a intervenção profissional crítica, transformando uma sociedade, fazendo com que esta se torne mais digna e igualitária.
DESENVOLVIMENTO
O processo inicial da pratica da Assistência Social surgiu através da Igreja Católica, na década de 30, a partir de iniciativa de grupos formados principalmente por mulheres da burguesia, que preocupados com a formação e desenvolvimento da classe operária, mediante o crescimento da urbanização, que se deu pelo fato do aumento do processo industrial, se organizaram e formaram o que chamamos de movimento católico Leigo. Pois naquela época os operários eram submetidos a muito trabalho e mínima condição de vida. As greves e revoltas trabalhistas, por meio dos operários tiveram