Memorial do convento
Nº18
Centrais Hidroeléctricas
Físico-química
Professora:
Índice Introdução 2 Centrais Hidroeléctricas 3 O que é? 3 A Conversão da Energia Hídrica 4 Barragens 5 Barragens Rígidas: 6 Barragens não Rígidas: 6 Localização Geográfica em Portugal 7 Tipos de Aproveitamento 9 Vantagens e desvantagens da Energia Hidroeléctrica 10 Vantagens: 10 Desvantagens: 12 Conclusão 13
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Físico-química, para representar o módulo 10, solicitado pela professora Vera Dias, com o tema de centrais hidroeléctricas.
A água é um dos recursos mais ricos da terra, não só ajuda o crescimento dos seres humanos, fábricas e animais mas também ajuda a gerar electricidade. Podemos assim dizer que há, de facto, um poder na água.
Com este trabalho pretendo dar a conhecer o que é uma central hidroeléctrica, como funciona e as suas vantagens e desvantagens na utilização da energia hidroeléctrica.
Centrais Hidroeléctricas
O que é?
A energia hidroeléctrica refere-se a uma energia alternativa que resulta do ciclo hidrológico da água. É a potência atrás da geração de energia através do uso da força gravitacional da água que cai. O fluxo ou queda de água determinam o montante da energia disponível, é importante também entender que um grande rio com a água fluente rápida pode fornecer um enorme montante da energia, da mesma forma que a água que cai rapidamente de uma alta posição como as quedas de água,que transporta uma grande quantidade de energia. Existem então dois tipos de centrais hidroeléctricas: * Pequenas Centrais Hidroeléctricas, as quais são idênticas a moinhos de água e instaladas em pequenos rios, tendo como função produzir energia que será utilizada para alimentar uma povoação ou um complexo industrial. O seu interior, as turbinas têm potências instaladas até cerca de 10kW;
* Centrais Hidroeléctricas de grandes dimensões, são designadas por barragens, as