Memorial descritivo
ACADÊMICO/A: Terezinha MÓDULO: IV
CURSO: Pedagogia
PROFESSOR (A) / ORIENTADOR (A):
DATA DE ENTREGA: 20/10/2012
Relembrar minha história de vida, embora não posso revivê-la na íntegra, é poder reconstruir, a partir das concepções de hoje, as experiências de outrora. É a partir desta relação, entre passado e presente, com vistas ao futuro, que apresento este Memorial Descritivo para o Curso de Pedagogia.
O presente Memorial tem por objetivo descrever a minha trajetória educacional, destacando atividades que eu já desenvolvi, quanto às atividades que realizo atualmente e as minhas perspectivas de estudo e pesquisa em relação a esse curso.
Neste sentido pretendo nestas palavras, relatar e refletir sobre alguns momentos que julgo mais significativos de minha trajetória de vida intelectual, profissional e acadêmica, demarcando assim as posições, posturas e o meu olhar diante do mundo, especialmente do escolar e do acadêmico. É nesta abordagem de “exposição, escrita e invenção de si”, que me reconheço hoje sob novas configurações, novos traços e novos contornos de existências.
Para BOSI (1994, p. 21):
“[...] Na maior parte das vezes, lembrar não é reviver, mas refazer, reconstruir, repensar, com imagens e idéias de hoje, as experiências do passado. A memória não é sonho, é trabalho. Por mais nítida que nos pareça a lembrança de um fato antigo, ele não é a mesma imagem que experimentamos na infância, porque nós somos os mesmos de então e porque nossa percepção alterou-se e, com ela, nossas idéias, nosso juízos de realidade e de valor.”
Sou Terezinha Celina Jorge e tenho trinta e oito anos. Em 1988 iniciei no curso do magistério, no colégio Governador Ivo Silveira em Palhoça. Optei por esse curso por ver meus irmãos lecionando. A dedicação deles era tão grande que servia