Memorial Descritivo
DAISE SANTOS RODRIGUES DE JESUS
MEMORIAL DESCRITIVO: LIVROS DE APROPRIAÇÃO E CRIAÇÃO E CADERNO GRÁFICO
Prof.ª Constança
Produção Gráfica
5º semestre
SÃO PAULO
2014
1: Livro de Apropriação
Tema: Memória e o poder da fotografia em eternizar momentos
O tema foi escolhido com inspiração ao meu Trabalho de Conclusão de Curso que está sendo elaborado para a FMU, que tem a temática iniciada nesse ponto da fotografia como objeto de lembranças.
Materiais Utilizados:
Livro de Poesias: Há Contos no Meu Existir (título modificado para: Há Memórias no meu existir);
Fogo (utilizado para queimar cuidadosamente as páginas do livro);
Fotografias variadas (escolhidas cuidadosamente);
Filme fotográfico;
Lápis Dermatográfico marrom e vermelho;
Cola
Tesoura
Chave de diário;
Estilete
Caneta Hidrográfica Processo Criativo: Escolha de um livro de poesias que seria descartado, seleção de provas de cor do portfólio que estavam arquivadas para serem utilizadas para algum projeto, leitura dos poemas. Após a leitura, a seleção das fotos o passo seguinte foi escolher palavras ou frases do livro que casassem com as imagens selecionadas. As páginas do livro foram queimadas cuidadosamente para não perder o livro por inteiro. Para finalizar algumas fotos também foram queimadas.
Conceito do Livro: O livro do artista de apropriação feito idealiza a questão da pessoa, da coisa que se vai e da memória que permanece através da fotografia. Pessoas e coisas que já não mais existem fisicamente, mas que mesmo ausentes estão presentes nos álbuns fotográficos. O fato das páginas do livro, sua capa estarem queimadas e a maioria das fotografias não é para demonstrar essa questão das coisas que se vão e para confirmar que a foto permanece. A escolha de um livro de poesia é para levar o espectador a relacionar a foto com a poética que essa em si traz.
As fotografias remetem ao símbolo de ausência, levando o observador a pensar a respeito