Memorial descritivo
LINGUA PORTUGUESA
LIVIO ALVES BEZERRA
EDIZA CARVALHO ARAGÃO
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Letras (LED0022) – Estágio I
15/12/2010
1 INTRODUÇÃO
No presente estágio foram apresentadas questões didáticas, para a Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. De acordo com os planos de aula e conteúdos da escola, foi feita observação da aplicação dos mesmos em sala de aula. A análise dessas informações demonstra que o professor tem algumas dificuldades em adaptar o conteúdo de acordo com a realidade do aluno, enquanto ele mesmo recicla seu conhecimento criando novas formas de dividir esse conhecimento.
2 CORPO DO TRABALHO
De acordo com as informações podemos observar como se aplica e o que alguns professores da Língua Portuguesa, avaliam e como são avaliados pelos alunos e que o tipo de cidadão eles esperam libertar para o mundo. Também mostra como o educador está aplicando novas mudanças, como as inovações tecnológicas, as mudanças de conceitos relacionados à educação, as reformas ortográficas, as relações professor x aluno e professor x família e, com relação a estas questões foram elaboradas algumas perguntas entre elas “Quais os valores que devem ser trabalhados na escola?”, “Quais as metodologias usadas em sala de aula?”, “Como está a adaptação para a nova reforma ortográfica?”, “Qual o papel da família na escola?”.
Alguns educadores,quando indagados se há alguma dificuldade encontrada pelos alunos de acordo com a aplicação das novas normas muitos responderam que as dificuldades sempre irão existir, desde o comportamento do aluno, sua higiene pessoal e sua fala e escrita, pois culturalmente estamos habituados, a falarmos e escrevermos de certa maneira e com estas novas mudanças os alunos está com muitas duvidas se estão escrevendo correto ou errado.
Outra pergunta feita para os educadores foi a respeito de onde esta o maior índice de dificuldade,