Memorial descritivo
PARTIDO:
“Nesta cidade, feita de sucessivas adições, de fragmentos, o projeto cria com sua implantação uma determinada ordem e uma rica variedade de espaços, promovendo o encontro da população. A intervenção proposta explora a capacidade da arquitetura e do urbanismo, privilegiando a interação entre a Unidade do Sesc, o Parque Vicente Leporace e a cidade. O projeto aposta decididamente pela conexão do parque com o prédio, definindo um novo espaço de transição entre a cidade e a natureza. Constrói-se assim um “container” de atividades, um centro de cultura e lazer do cidadão; um local de desfrute da cidade, da natureza e do tempo livre. O projeto para a nova Unidade do Sesc procurou ser implantado com o mínimo de interferência no terreno natural, aproveitando os desníveis e o platô existente.
Partimos da idéia de dois eixos orientadores. Um deles, paralelo à Avenida Guilherme Lino dos Santos, conforma um volume retangular horizontal, ligeiramente suspenso do solo, que constitui o prédio principal. O outro, perpendicular, se converte em uma plataforma que dá continuidade física e visual para a rua Santa Barbara, trazendo o pedestre para dentro da unidade. A partir do cruzamento desses eixos, o programa do Sesc é distribuído de acordo com as necessidades e potencialidades de cada atividade em relação ao espaço.
Nos extremos do eixo perpendicular, em níveis diferentes, encontram-se os acessos principais da Unidade, que convergem em um átrio central, área de convivência, com pé-direito amplo e grandes vazios. Nesse espaço se encontra também o núcleo de circulação vertical, a espinha dorsal do prédio. Este grande átrio interno, que permite ver com clareza os ambientes que definem o programa, recebe o visitante e o direciona às diferentes áreas. O átrio interno é banhado pela luz natural que entra, após ser filtrada pelos brises, pela fachO programa é dividido em 4 pavimentos. No pavimento térreo, estão concentrados o acesso inferior, os acessos de