memorial descritivo de projeto arquitetonico
Pesquisas sobre áreas verdes de salvador
Disciplina: Ecologia urbana Docente: Edileuza Turno: Noturno, 1º semestre Equipe: Andreia Santos de Menezes Lobo Leticia Nascimento dos santos Larissa Sousa
Lauro de Freitas
2013.2
Introdução
A área urbanizada de salvador era caracterizada pela grande quantidade de verde, que eram mantidas ente as florestas das edificações. O verde era mantido nas encostas, morros, chácaras as roças dos conventos, e o grande número dos coqueirais que se estendiam por toda orla oceânica.
Isto nos dá uma ideia de uma cidade, repleta de áreas livres, possíveis para serem utilizada em um futuro sistema de recreação. No entanto estas áreas não eram publicas estavam apenas à espera do momento oportuno para sua ocupação. Assim com o passar do tempo, a cidade veio crescendo e modificando esta característica, e de repente a ocupação do solo assumiu proporções ameaçadoras, sem decisões administrativas e consciência populacional suficiente para deter este processo predatório de urbanização. Nos dias de hoje a maioria dessas áreas foram utilizadas por obras de grade porte como, por exemplo, condomínios fechados fabricam pistas etc. E com isso temos urgências de providencias imediatas, que controlem o uso das áreas não edificadas principalmente abertura de novas vias.
Assim foi criado o sistema de áreas verdes, com base na lei n° 2.549/73 através do decreto n°4.524/73, 4.551/73 e4.766/75, estabelecendo 3 categorias de áreas.
1° áreas de domínio