memorial de formação
Matinhos-PR
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 MEMORIAS DE INFÂNCIA E EXPERIÊNCIAS ESCOLARES 5
3 PASSAGEM DO ENSINO MÉDIO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR 8
4 EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA.................................................................................10
5 UM SALTO PARA O CONHECIMENTO 11
6 CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃo
Pretendo neste memorial de formação partilhar com o leitor as experiências escolares que marcaram minha vida, as adversidades, frustrações, alegrias e paixões, que me conduziram entre o sonho e a realidade de me tornar professora. Busco focalizar a influência do meio e das pessoas na construção da minha identidade profissional.
Estabeleço relações entre as fases marcantes da minha vida; primeiros anos escolares, curso do magistério, experiência profissional e formação acadêmica. Em cada fase, busco incluir a prática com a teoria permeada pelos conflitos e excitações vividas por mim. Almejo uma escola, que de valor as experiências vividas, construir nosso saber brincando, como fazer uma pipa e aprender matemática, essa pratica em conjunto torna-se construção de aprendizado e brincadeiras. Isso é um processo de mudança pensado há muito tempo, mas só praticada por poucos nos dia de hoje.
2 MEMORIAS DE INFÂNCIA E EXPERIÊNCIAS ESCOLARES
No ano de 1987, iniciei minha vida escolar na Escola Estadual Prof. Randolfo Arzua, ensino de 1ª a 4ª série no município de Paranaguá, não frequentei o pré-escolar, fui matriculada, logo na primeira série. Quando minha mãe disse que eu iria para a escola fiquei alegre e ao mesmo instante preocupada, pois era uma criança tímida e ainda não tinha contato com o mundo escolar .
Primeiro dia de escola; entrei na sala senti um profundo desespero, o fato de ser muito tímida fez com que eu tivesse alguns problemas de adaptação. Tinha poucos amigos, não comia