Memorial de estagio de pesquisa
INTRODUÇÃO
A educação exerce um papel fundamental na vida dos indivíduos é responsável pela organização das experiências vividas pelos mesmos, pelo desenvolvimento de sua personalidade e sua sobrevivência.
A metodologia de ensino-aprendizagem e de avaliação na educação é importante para o sucesso de um bom aprendizado. O desenvolvimento de uma metodologia pedagógica que tenha como objetivo repensar o papel do professor e do aluno no processo de ensinar e aprender deve ser constantemente revisado e atualizado.
O ensino de ciências é alvo de intenso debate há pelo menos 30 anos, colocando em evidência suas interfaces com a psicologia do desenvolvimento, com a pedagogia, com a sociologia, com a economia, etc. Nestas últimas três décadas, as orientações metodológicas têm variado profundamente colocando em evidência uma série de particularidades inerentes à área, bem como algumas incompreensões que ainda hoje subsistem.
Dentro do processo de ensino e aprendizagem a avaliação foi e ainda é considerada uma polêmica. Esta deve ser um processo contínuo, sistemático, funcional e integral. No entanto, isso só depende da visão que o professor tem da própria avaliação e da importância desta no processo ensino-aprendizagem.
Para HAYDT (1988) a avaliação é
Inerente ao trabalho do professor, onde verificar, julgar e acompanhar o rendimento dos alunos, é que demonstram o resultado do ensino. No entanto esta colocação é vista de forma reducionista pela maioria dos professores, de forma que, na escola a avaliação se torna mais um processo de tortura para o aluno, havendo cobranças tal, que a preocupação do aluno é apenas de conseguir nota e passar de ano. Na realidade, o ideal seria que o processo avaliativo contribuísse para a aquisição do conhecimento, para a aplicação deste, e, para que o aluno soubesse analisar e avaliar a importância do conhecimento adquirido para o seu desenvolvimento.
Portanto, é grande a