Memorial de calculo sanitario
DISCIPLINA: INSTALAÇÕES HIDRAULICAS
INTRODUÇÃO
Neste trabalho falarei sobre o esgoto sanitário predial, os benefícios de ser de qualidade já que com a utilização da água para abastecimento, como conseqüência há a geração de esgotos que se não tratados ou em condições inadequadas de saneamento podem contribuir para a proliferação de inúmeras doenças parasitárias e infecciosas, normas da ABNT e aparelhos utilizados.
Esgoto Sanitário Predial
Se a destinação do esgoto não for adequada, acabam contaminando as águas superficiais e subterrâneas, solo, e quase que na maioria dos municípios brasileiros (68,9% contem esgotamento sanitário adequado, sendo que somente 48% são atendidas por rede coletora de esgoto - fonte IBGE) passa a escoar a céu aberto, constituindo assim em perigosos focos de disseminação de doenças.
Alguns dos benefícios de uma rede de esgoto de qualidade são: - conservação dos recursos naturais; - melhoria das condições sanitárias locais; - eliminação de focos de contaminação e poluição; - eliminação de problemas estéticos desagradáveis; - redução das doenças ocasionadas pela água contaminada; - redução dos recursos aplicados no tratamento de doenças; - diminuição dos custos no tratamento de água para abastecimento.
[pic]
DESCONECTORES
Aparelho destinado a impedir a passagem dos gases gerado pela decomposição do esgoto na rede. Os gases ficam impedidos de passarem devido a presença do fecho hídrico.
Fecho hídrico: é uma camada liquida que impede a passagem dos gases.
Altura do fecho hídrico: é a altura da camada liquida.
Exemplos de desconectores: sifões, caixas sifonadas, ralos sifonados.
[pic] [pic] [pic]
RAMAL DE DESCARGA: Tubulação que recebe diretamente efluentes de aparelhos sanitários. [pic] [pic] [pic] [pic] [pic] [pic]
Normas da ABNT
Esgoto Sanitário - Instalações