memorial de calculo esgoto
____________________________________
Luciano dos Santos
Eng. Civil
1. INTRODUÇÃO
O presente refere-se ao dimensionamento do sistema de tratamento de efluentes sanitários líquidos gerados por uma unidade hoteleira constituída de um vestiario com seis vasos sanitários e seis chuveiros, localizada à Rua Maria Tavares da costa, 2520, bairro marianga, município de Itabaiana, Estado de Sergipe.
O tratamento será realizado por sistema constituído de fossa séptica seguida de sumidouro vertical de biofilme fixo, despejando em rede de coleta de águas pluviais, com o objetivo preservar a saúde pública e ambiental, a higiene, o conforto e a segurança dos habitantes de áreas servidas por estes sistemas.
O sistema de tanques sépticos aplica-se primordialmente ao tratamento de esgoto doméstico e, em casos plenamente justificados, ao esgoto sanitário.
Deve ser dimensionado e implantado de forma a receber a totalidade dos despejos, com exceção de águas pluviais e despejos capazes de causar interferência negativa em qualquer fase do processo de tratamento ou a elevação excessiva da vazão do esgoto afluente, como os provenientes de piscinas e de lavagem de reservatórios de água.
Os tanques sépticos devem observar as seguintes distâncias horizontais mínimas:
a) 1,50 m de construções, limites de terreno, sumidouros, valas de infiltração e ramal predial de água;
b) 3,0 m de árvores e de qualquer ponto de rede pública de abastecimento de água;
c) 15,0 m de poços freáticos e de corpos de água de qualquer natureza.
As distâncias mínimas são computadas a partir da face externa mais próxima aos elementos considerados.
Os materiais empregados na execução dos tanques sépticos, tampões de fechamento e dispositivos internos devem atender às seguintes exigências:
a) Resistência mecânica adequada às solicitações a que cada componente seja submetida;
b)