Memorial de alfabetização
PEDAGOGIA MADRUGADA 4 SEMESTRE
PROF: ANDRÉA BATISTA CONGA
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
MEMORIAL
MEU PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
FATOR ALFABETIZAÇÃO
Minha lembrança na escola foi algo profundo, pois era muito difícil na época, poucas condições para freqüentar a escola, mas meus pais eram resistentes as dificuldades.
Relembrar o meu processo de alfabetização da escrita e da leitura é reviver um momento significativo da minha infância, pois foi muito prazeroso para mim o meu primeiro contato com as letras. Tive esse primeiro contato através da minha primeira professora chamada Euci. Lembro-me que tinha dificuldade em aprender a ler e escrever. Meus pais me matricularam em uma escola em outro bairro próximo de casa, tinha poucas casas e havia ainda muito mato, além das poucas casas.
O método que a escola usada era completamente diferente de hoje, era através da cartilha suave que tinha a metodologia do ensino alfabetização.
Ao iniciar, tínhamos que aprender as vogais a- e- i -o -u e depois os alfabetos juntavam as vogais e formávamos palavras. Ex: b com a da BA, BA com BA da BABA isso era muito legal, parecia descobrir o mundo aos poucos.
Sinto saudade desse tempo, quero aproveitar o que aprendi e ensinar aqueles que precisam aprender a ler e escrever, pois faz parte de nossas vidas.
FATOR VIDA ESCOLAR
A escola que estudei ficava em um bairro próximo de casa, quase não tinha rua,era apenas mato.
Meu pai me levava todos os dias, me lembro nas épocas de frio,que saudades.
Tinha uma professora com o nome Euci era muito humana, so me lembro que repeti varias vezes a primeira serie com ela, Mas aprendi muito bem a escrever e a ler.
Aquela cartilha era maravilhosa, me lembro daquelas barriguinhas que formavam a letra do alfabeto principalmente a letra B.
Meus colegas na maioria moravam próximos a escola, me divertia muito com eles.
A forma que a professora me ensina era divertida, usava os desenhos para