memorial da resistencia
Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo – Deops/SP, um dos mais relevantes órgãos de controle social e repressão institucionalizada, e das manifestações de resistência política da sociedade em oposição ao Estado Novo e ao regime militar.
A atividade busca integrar os potenciais educativos do acervo documental do Deops/SP e da exposição de longa duração do Memorial, instalada no espaço carcerário remanescente e que conta tanto com esse acervo documental e de outros arquivos, quanto com as memórias de ex presos políticos que passaram pelo prédio, tendo como um dos objetivos despertar nos jovens a reflexão sobre os processos de construção da memória social e os usos dos vestígios destas memórias.
O edifício esuas memórias são apresentados os diferentes usos e apropriações construídos no início do século XX para abrigar os escritórios e armazéns da Companhia Estrada de Ferro, além da estrutura e funcionamento do DEOPS/SP.
Controle, repressão e resistência o tempo político e a memória as noções e as estratégias de controle, repressão e resistência que configuram a abordagem deste espaço, apresentadas a partir de estrutura, desenvolvidas em uma linha do tempo e referenciadas por um conjunto de publicações.
A construção da memória o cotidiano nas celas do DEOPS/SP – Este exclusivamente do período do regime militar, a partir de diversos recursos mostrados em gráficos como uma maquete tridimensional. A primeira cela mostra os trabalhos do processo de implantação do Memorial da Resistência, a segunda presta uma homenagem aos milhares de presos desaparecidos e mortos em decorrência de ações do DEOPS/SP; na terceira cela foi reconstituída a partir das lembranças de ex presos políticos