memorial da democracia
O Memorial da Democracia será um museu aberto a toda a população, com um formato de apresentação multimídia e interativo. O museu mostrará a história da luta pela democracia em nosso país. Será construído e mantido pelo Instituto Lula e localizado na região da Luz, em frente ao Museu da Resistência (Estação Pinacoteca, antigo Dops), ao lado da estação ferroviária e do Museu da Língua Portuguesa.
Em uma área cedida pela municipalidade, serão erguidos dois prédios distintos, interligados por passagens apenas nos andares superiores. No maior deles, a ideia é expor de forma inovadora, atraente, interativa, pedagógica, incluindo mecanismos de entretenimento, a longa caminhada do povo brasileiro em direção à democracia, desde as lutas pela liberdade na fase colonial até chegar aos dias de hoje. No outro bloco será organizado e aberto a visitas, consultas e pesquisas, o chamado Acervo Presidencial Privado do governo Lula (2003-2010), bem como documentos e registros de sua história anterior.
A proposta museológica geral foi apresentada por Heloísa Starling e Gringo Cardia. O arquiteto Francisco Fanucci mostrou as linhas e a concepção do desenho arquitetônico do museu. Em seguida, foi aberto um debate livre. Paulo Vannuchi anunciou que esta experiência, que já aconteceu em São Paulo, será repetida em outras cidades