MEMORIAL AC STICO
O projeto acústico para um auditório de 368,63m², com capacidade para 200 pessoas, situado no subsolo do edifício
INTRODUÇÃO
O projeto acústico considera ISOLAMENTO e TRATAMENTO das ondas sonoras. ISOLAMENTO – Preocupa-se com a manutenção do som reproduzido dentro dos ambientes de forma que este não seja perdido para o exterior. Da mesma maneira, também protege a sala da entrada de ruídos externos.
TRATAMENTO – Refere-se à análise das superfícies reflexivas e absorventes, especificando a necessidade de determinados materiais que favoreçam o melhor comportamento possível das ondas sonoras dentro do ambiente.
ISOLAMENTO ACÚSTICO
Não precisamos se preocupar muito com o isolamento do auditório pelo fato de estar de baixo da terra.
Teto: O Auditório, por estar no subsolo, fica parcialmente protegido. No entanto, o tráfego no piso superior pode vir a prejudicar uma possível gravação no recinto. Sugere-se que o forro seja isolado com o GESSO ACARTONADO DUPLO com LÃ DE VIDRO de 50 mm com densidade de 40 Kg/m³
Fechamentos verticais: A parede lateral esquerda e no fundo do palco estão uma enterrada. Isto vem a beneficiar o isolamento acústico nas laterais e no fundo do palco, sendo desnecessário isolar nestes locais.
Aberturas/Portas: O acesso principal possui um sistema duplo de portas para garantir uma atenuação sonora das atividades realizadas no foyer.
Distribuição da energia sonora na sala
O formato do Auditório apresentado, na parte frontal apresenta eco, a focalização de sons ou a concentração dos mesmos em pontos específicos. Os revestimentos do forro e do fechamento do fundo do palco serão modulados de forma a quebrar o paralelismo com os fechamentos frente a ele.
Tempo de reverberação.
- Sem Tratamento
Local Material área COEFICIENTES DE ABSORÇÃO SONORA
500Hz TOTAL
1 Parede Madeira maciça 476,29m²
2