Memorial 5 profuncionario
Educação, sociedade e trabalho: abordagem sociológica da educação
MEMORIAL
Este módulo é dedicado à compreensão das relações entre sociedade, educação e o mundo do trabalho. O objetivo é atribuirmos conhecimentos para compreendermos melhor o mundo contemporâneo em que vivemos, construído historicamente pelas classes antagônicas, que lutam pela hegemonia da sociedade e uma série de transformações. O papel da educação e nós como educadores é lutar pela transformação da nossa realidade.
Em nossa primeira aula deste módulo, focalizando a primeira unidade:”Construção da lente sociológica”, vimos que no século XIX, que começa em 1801, quase tudo se explicava pela religião e algumas coisas pela inteligência humana e intensificava-se a razão em contraposição à explicação mística da realidade. O homem procura solução de seus problemas e mistérios por meio da ciência. Com o objetivo de aprofundar o conhecimento da realidade os pensadores constituíram dois grandes campos de investigação: as ciências naturais, que pesquisava os fenômenos da natureza e as ciências sociais que estudava o homem na sociedade. No século XIX, parte dos países da Europa passava por grandes mudanças.
Depois de centenas de anos de dominação dos nobres e do clero, destacava-se os novos personagens que mudaram o eixo do poder: a burguesia. Surgiram pequenas e grandes cidades, chamadas de burgos. Seus habitantes: artesãos, pequenos comerciantes e funcionários dos reinos organizaram-se e rebelaram-se contra os nobres, chefiados pelos monarcas em reinos como Inglaterra e França. A burguesia tentava se afirmar como classe dirigente, liderando movimentos revolucionários para tirar do poder o clero e a nobreza. As condições de vida e trabalho da classe operária só pioravam com o crescimento da industrialização, enquanto a burguesia concentrava mais riqueza e poder.
Estudamos sobre Revolução Industrial. Até o século XVI, a produção de bens para o consumo se dava de forma