Memoria
A memória é a capacidade de registrar, armazenar e lembrar as informações recebidas e processadas pelo organismo. Ela é provavelmente uma das funções mentais mais estudadas pela psicologia. Isso se deve ao fato de que é relativamente simples solicitar a memorização e recordação de informações por meio das experiências. Contudo, existe um número significativo de modelos de memória, categorizando elas de diversas formas. A memória é dividida em três etapas, que são elas: Codificação, Armazenamento e Reprodução.
A codificação é a capacidade de pegar as informações e mantê-las ativas por um período de tempo necessário para que aja o armazenamento. O Armazenamento é a capacidade de guardar a informação pelo tempo necessário, para que no futuro, ela possa ser lembrada e utilizada. A Reproduçao é a capacidade de relembrar a informação registrada e armazenada, para futura utilização por outros processos cognitivos.
O filme “O Efeito Borboleta”é uma história que fala sobre um garoto americano chamado Evan, aparentemente normal, filho único que nunca viu seu pai, e vive com complexos e distúrbios. Durante sua infância passa a sofrer colapsos de perda de memória. Ainda criança Evan passa por uma série de exames psiquiátricos, mas nada é descoberto, o médico então sugere que ele mantenha toda a sua rotina registrada em um diário. Evan muda de cidade, cresce, passa a ser aluno de psicologia e se interessa por estudar como funciona a memória do ser humano. Em meio a muitas coisas do passado que foram simplesmente deletadas da memória do rapaz, a única que ele não consegue se esquecer é o amor por sua vizinha de infância e por isso resolve voltar à cidade onde cresceram para ver ela. O reencontro traz problemas antigos, para tentar solucionar eles, ele começa a reler suas memórias a fim de voltar à infância e finalmente tentar entender o que aconteceu. Evan descobre que lendo seus diários com concentração pode voltar ao passado e alterar fatos importantes de sua