memoria
Cada pessoa armazena e recupera memória do evento de uma maneira diferente.
A memória é uma história que pode ser sutilmente alterada por relatos e novos relatos.
* Estágios básicos de memória
Memória Sensorial: é temporária e apresenta-se em fluxo contínuo. É dividida em Ecóica (auditiva) e Icônica (visual).
Memória de Curto Prazo: um sistema de memória de capacidade limitada, que mantém informações na consciência por um breve período de tempo.
*Agrupamento
Processo de organizar a informação em unidades significativas;
Repensa a memória a curto prazo não como um sistema de armazenamento e sim como uma unidade processadora ativa, como no caso da memória de trabalho que se divide em três: executiva central: gerenciamento alça fonológica: codifica informação auditiva bloco de notas viso-espacial: processa informação visual
* Memória a longo prazo
MLP se distingue da MCP pela duração e capacidade
Efeito de posição serial
Primazia – MLP Recenticidade – MCP
Prática distribuída e concentrada.
Um dos critérios para entrar em MLP é a repetição, mas não é suficiente pois é importante que a informação se relacione a adaptação.
* MLP era vista como um sistema unitário;
Passa a ser pensada como sistemas interatuantes que codificam e armazenam diferentes tipos de informação e fazem isso de maneiras diferentes;
Não existe consenso quanto ao número de sistemas
Armazenamento – processo/conteúdo Memória explícita: (processo) esforço consciente de recuperação - memória declarativa (conteúdo) o que é lembrado. Pode ser dividida em memória episódica e semântica.
Memória implicita: sem esforço deliberado, não requer atenção – memória de procedimento /motora
Organização do armazenamento
Codificação: experiências perceptivas são transformadas em códigos ou representações