memoria
Registradores: é uma unidade de memória capaz de armazenar n bits. Os registradores estão no topo da hierarquia de memória, sendo assim, são o meio mais rápido e caro de se armazenar um dado. Também são circuitos digitais capazes de armazenar e deslocar informações binárias, e são tipicamente usados como um dispositivo de armazenamento temporário. Os tipos de registradores são: Registrador acumulador, Registradores de base, Registrador contador, Registradores de dados, Registrador de carga paralela, Registrador de deslocamento, Registrador circular.
Contador de Programa: Contador de programa é um registrador de uma Unidade Central de Processamento que indica qual é a posição atual na sequência de execução de um computador. Dependendo dos detalhes da arquitetura, ele armazena o endereço da instrução sendo executada ou o endereço da próxima instrução. O contador de programa é automaticamente incrementado para cada ciclo de instrução de forma que as instruções são normalmente executadas sequencialmente a partir da memória.
Palavra de Estado do Programa (PSW): É um tipo de registrador de controle e acesso que contém as informações sobre o estado e também podem conter códigos de condição.
Ponteiro de pilha: Aponta o topo da pilha atual na memória, contem também parâmetros de entrada e variáveis locais e existe uma estrutura de pilha para cada procedimento chamado que ainda não encerrou.
Estados do processo: Os estados dos processos são divididos em: Em execução, Bloqueado e Pronto para executar.
Prioridade: Propriedade que um programa tem de ser atendido no processo.
Parâmetros de escalonamento: Justiça, Throughput, Tempo de Resposta, Previsibilidade, Turnaround, Menor overhead, Uso dos recursos, equilíbrio, Evitar a postergação indefinida, Garantia de prioridades, Dar preferências, Oferecer serviços melhores, Evitar colapso.
Identificador(ID) do processo: PID ou ainda process ID é um