Memoria Rom
1. Diferencie os tipos de memórias ROM.
A sigla ROM, significa Read only memory, isto é, memória apenas de leitura. É uma memória não volátil. Por vezes torna-se necessário atualizar o conteúdo – uptade do Bios-, por isso foram desenvolvidas Rom com capacidade para serem escritas.
Uma PROM é uma forma de memória digital onde o estado de cada bit está trancado por um fusível ou antifusível. A memória pode ser programada só uma vez depois do fabrico pelo "rebentamento" dos fusíveis o que é um processo irreversível. Uma EPROM é um tipo de chip de memória de computador que guarda os dados quando a energia é desligada, ou seja, é não volátil. Uma EPROM é programada por um dispositivo eletrônico que dá voltagens maiores do que os usados normalmente em circuitos elétricos. A EPROM quando programada mantém os dados por aproximadamente dez a vinte anos e pode ser lida ilimitadas vezes. EEPROM é um chip de armazenamento não volátil usado em computadores e outros aparelhos. Uma EEPROM pode ser programada e apagada várias vezes, eletricamente. Pode ser lida sem limitação, mas só pode ser apagada e programada um número limitado de vezes, que variam entre as 100.000 e 1 milhão. Esse limite é causado pela contínua deterioração interna do chip durante o processo de apagamento que requer uma tensão elétrica mais elevada. A memória flash é um tipo de memória com características muito semelhantes à memória RAM, apenas com uma diferença é não volátil. Esta memória pode armazenar 4GB a 8GB e ocupar menos espaço do que a memória RAM. A memória flash permite que múltiplos endereços sejam apagados ou escritos numa só operação. Esta memória é usada em pen drives, MP3 players, PDAs, câmaras digitais e telemóveis.
Cite as características das memórias FLASH.
Diferentemente da memória RAM e também das SRAM, a memória Flash permite armazenar dados por longos períodos, sem precisar de alimentação elétrica. Graças a isso, a memória Flash se tornou rapidamente a