Memoria de Formação
DIVERSIDADE NA ESCOLA
ASPECTOS CULTURAIS, HISTÓRICOS E LINGUISTICOS
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Sociedade e diversidade no contexto educacional; Processo educativo no contexto historico-filosofico; Comunicação e linguagem; Seminário I.
Profs.: Okçana Battini; Fábio Luiz da Silva; Bernadete; Marcia Bastos; Lilian Salete A.M. Lima
Salvador
2013
Introdução
A prática educacional, tendo necessariamente um compromisso com a construção da cidadania, deve ser voltada para a compreensão das diferentes realidades e responsabilidades no que diz respeito à vida pessoal, coletiva e ambiental.
A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, no caput do seu artigo 1º diz que a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
Devido à escola ser um local aberto que apresenta diferentes realidades e onde surgem idéias, problemas, perguntas e dúvidas, a leitura do mundo passa a ser feita por meio de várias simbologias e formas e essa diversidade muitas vezes leva a comparações, segregações e preconceito.
O objetivo principal deste trabalho é mostrar como, diante da diversidade, a escola pode ser um instrumento transformador para se construir uma sociedade mais justa e igualitária.
Diversidade Histórica e Cultural
Fonte: www.brasilescola.com Fonte: www.ufmg.br
A idéia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. Desta forma, para falar de diversidade histórica e cultural, é conveniente observar os conceitos