Memoria de cálculo - hidráulica
NÚCLEO DE TECNOLOGIA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
ADICLÊNIO DOMINGOS DA SILVA
HIDRÁULICA
APLICADA
Caruaru-PE
2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE
NÚCLEO DE TECNOLOGIA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
ADICLÊNIO DOMINGOS DA SILVA
Memória de Cálculo apresentada ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco, para a disciplina Hidráulica Aplicada.
Orientador(a): Paulo Frassinete
“ Leva tempo para alguém ser bem sucedido porque o êxito não é mais do que a recompensa natural pelo tempo gasto em fazer algo direito." (Joseph Ross)
Caruaru-PE
2010
SUMÁRIO
O presente trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Hidráulica Aplicada e teve como objetivo principal o dimensionamento de uma rede mista, onde como resultado final deveríamos obter os valores das vazões para os condutos forçados, o diâmetro de cada tubulação e os valores de cotas piezométricas para cada trecho analisado. Segue abaixo uma ilustração de como seria a rede analisada. A descrição das etapas é feito logo a seguir.
REDE DE DISTRIBUIÇÃO MISTA
O programa requerido nos fornecerá o resultado esperado, mas de antemão precisamos determinar alguns dados cruciais para o dimensionamento requerido, como: o comprimento dos trechos, o número de consumidores por trecho, a cota geométrica de cada ponto, entre outras. Para a rede malhada foi considerada que a vazão de saída é dada nos nós, e após inseridos os dados na planilha o programa será capaz de calcular o que foi pedido, considerando que não há vazão distribuída nos trechos, uma vez que foi considerada que a retirada é somente nos nós.
A partir do consumo, c, dado em litros/dia/habitante a vazão de saída nos nós da rede malhada será dado por:
Qs= c*k1*k286400*hab
A soma de toda a vazão de saída nos nós nos fornece a vazão