Membros Superiores
1- SISTEMA ESQUELÉTICO E SUAS ARTICULAÇÕES
Clavícula:
Escápula:
Juntas, a clavícula e a escápula formam a cintura escapular; a clavícula articula-se com o externo.
Úmero: É o osso longo do corpo.Sua cabeça lisa e esférica articula-se com a cavidade glenóide da escápula. Próximos da cabeça estão os tubérculos maior e menor, para inserção dos músculos do manguito rotatório. Sua diáfise é longa e fina, possuindo um sulco para o nervo radial, obíquo e raso. A extremidade distal do úmero é expandida lateral e medialmente, e ela participa da articulação do cotovelo. A tróclea (superfície articular medial) ajusta-se a incisura troclear da ulna, que gira sobre essa roldana quando o cotovelo é fletido. Imediatamente proximal à tróclea, estão a fossa coronóide e a fossa do olécrano, que acomodam partes correspondentes da ulna. A superfície articular lateral é o capítulo, levemente convexo.
Ulna. Ela é o maior osso do antebraço, no lado medial do rádio.Articulando-se com o úmero no cotovelo, com o rádio e com os ossos do carpo no punho. Com o braço em posição anatômica, a ulna localiza-se medialmente. O olécrano e o processo coronóide encaixa-se na tróclea do úmero, semelhante à maneira como a chave inglesa envolve um tubo. A extremidade proximal da ulna é maior que a extremidade distal, pequena e arredondada, denominada cabeça. A face lateral do processo coronóide possue uma incisura radial, pequena e superficial, para a cabeça do rádio, em forma de disco. O corpo da ulna é espesso em nível proximal. Sua borda lateral proeminente, borda interóssea, é onde a membrana interóssea fica fixada.
Rádio: Lateral a Ulna, menor do que esta, mas o processo estiloide é maior. O corpo do rádio aumenta o tamanho de sua extremidade proximal para distal. A face medial do corpo possui uma nítida borda Inter óssea, para a fixação da membrana Inter óssea. Sua borda lateral é arredondada.
Carpo: É formado por oito ossos. Duas Fileiras de