Membros superiores
Cada membro superior possui 32 ossos, sendo composto por quatro partes principais: cintura escapular, braço, antebraço e mão.
CINTURA ESCAPULAR: O OMBRO
A cintura escapular constitui a raiz de implantação do membro superior. Dois ossos entram na sua formação: a clavícula e a escápula.
A Clavícula é o osso da parte da frente do ombro, sendo fácil de palpar e, devido a sua localização superficial, um trauma nessa região pode quebrá-lo. Esse osso protege vasos sanguíneos e o plexo Braquial (conjunto de nervos que partem da medula espinhal, que inervarão os membros superiores).
Diversos músculos têm relação anatômica com a Clavícula. Ela se liga ao Esterno por meio da articulação Esterno-Clavicular e com a Escápula por meio da Articulação Acrômio-Clavicular.
A Escápula é o osso laminar que pode ser palpado na parte posterior do ombro. Esse osso é fino, mas em algumas partes ele passa a ser mais grosso. (ângulos superior e inferior da Escápula e sua parede lateral). Também nas suas proeminências ósseas ele passa a ser mais grosso e são elas: o Processo Coracóide , a Espinha da Escápula, o Acrômio e a Glenóide. Escápula vista anterior
Escápula vista posterior
A Escápula é importante, já que muitos músculos se originam ou se inserem nesse osso. Podemos citar os músculos do manguito rotador, o trapézio, o deltoide, entre outros.
A Escápula se articula com Úmero, por meio de uma articulação chamada de Gleno-umeral, em que a cabeça do Úmero se articula com a Glenoidea e com a Clavícula por meio do Acrômio, onde temos a articulação Acrômio-Clavicular.
OSTEOLOGIA DA PORÇÃO LIVRE DO MEMBRO SUPERIOR.
O Braço é parte proximal do membro superior.
O Úmero é o osso do braço. A Cabeça do úmero tem sua superfície articular voltada para a Glenoidea e formam juntos a articulação Gleno-umeral.
Os tubérculos maior e menor são proeminências ósseas e o tubérculo Maior se encontra na porção mais