MembranaPlasmatica 201561414355

1037 palavras 5 páginas
Membrana Plasmática

Características
- Todas as células procariotas e eucariotas apresentam na superfície um envoltório, a membrana plasmática, também chamada de membrana citoplasmática ou plasmalema.
- Ela é utilizada pela célula para como meio de transporte de substâncias importantes para o seu metabolismo do meio exterior para o interior das células.
- Elas realizam o transporte inverso ao levar para o exterior da célula as secreções indesejadas.
- A membrana celular faz parte de todas as células que estão vivas.
- É uma fina camada formada por moléculas de lipídeos e proteínas.
- Camada fosfolipídica, formada por lipídios, proteínas e fosfato.
- Uma camada tão fina que somente pode ser visualizada com o uso de um microscópio eletrônico.
- É caracterizada como um fluído bidimensional que possui a capacidade de alterar sua forma.
- A espessura da membrana plasmática é da ordem de 75Å e, por isso, só pode ser observada com o auxílio da microscopia eletrônica

Tipos de transporte
O fluxo, ou seja, o transporte de substâncias através da membrana plasmática pode ser ativo (com gasto de energia em forma de ATP) ou passivo (sem gasto de energia). Podem ser divididos em:
Transporte Passivo Difusão Simples = As moléculas costumam sair de uma região com maior concentração de delas para uma outra que tenha uma concentração menor. Esse processo recebe o nome de difusão e é responsável pela passagem do gás carbônico e do oxigênio pela membrana. A difusão ajuda as moléculas a ficar espalhadas.
Transporte Passivo por Osmose = é um processo físico em que a água se movimenta entre dois meios com concentrações diferentes de soluto, separados por uma membrana semipermeável (permite somente a passagem das moléculas de água). Neste processo, a água passa de um meio hipotônico (menor concentração de soluto) para um hipertônico (maior concentração de soluto). Na osmose, o processo se finaliza quando os dois meios ficam com a mesma

Relacionados