Membrana plasmática
O Modelo do Mosaico Fluido A membrana celular é lipoprotéica, isto é, composta de lipídios e proteínas. Os lipídio são fosfolipídio, colesterol e glicolipídios. Em 1972, os cientistas americanos imaginaram um modelo para sua arquitetura, que ficou conhecido como modelo do mosaico fluido. Nele, a membrana celular é uma dupla camada de lipídios, onde estão mergulhadas, em movimento, proteínas. A membrana celular tem como principal função conter o citoplasma, separando os meios intra e extracelular. O resultado é uma composição interior diferente daquela em que a célula se encontra.
Revestimentos da Membrana Celular A maior parte das células, além de sua membrana celular, apresenta um revestimento ainda mais externo que ajuda a manter sua estrutura e lhe confere proteção. Os revestimentos mais comuns são o glicocálix, nas células animais, e a parede celulósica, nas células vegetais.
Glicocálix
Na superfície, glicoproteínas e glicolipídios formam um tapete, chamado glicocálix, que parece ter funções de identificar a reter substâncias úteis à célula. Cada célula tem seu glicocálix, como uma espécie de impressão digital. Entretanto, o glicocálix não faz parte da membrana celular, sendo apenas um revestimento externo.
Parede Celular Nos vegetais a parede celular é