Membrana Plasmática
Disciplina: Citologia
Professor (a): Nívea Maria
Acadêmica: Helen Marinho Calheiro Santos
Membrana Plasmática: Estrutura e transporte através de membrana.
TERESINA – PI
06 DE SETEMBRO DE 2014
O que é membrana plasmática?
É uma dupla camada lipídica que tem como principais funções revestir e proteger a célula e selecionar o que entra e o que sai da mesma. Separa o meio intracelular do extracelular.
Estrutura da membrana
Transporte através de membrana
Transporte passivo: Não há gasto de energia.
Difusão simples: Passagem de soluto através da bicamada lipídica.
Difusão facilitada: Passagem de soluto através das proteínas.
Osmose: Passagem de solvente de onde tem uma menor concentração para onde uma maior concentração de soluto através da membrana da célula.
Transporte ativo: Há gasto de energia.
Bomba de sódio e potássio: Neste processo, as substâncias são transportadas com gasto de energia, podendo ocorrer do local de menor para o de maior concentração (contra o gradiente de concentração). Esse gradiente pode ser químico ou elétrico, como no transporte de íons. O transporte ativo age como uma “porta giratória”. A molécula a ser transportada liga-se à molécula transportadora (proteína da membrana) como uma enzima se liga ao substrato. A molécula transportadora gira e libera a molécula carregada no outro lado da membrana. Gira, novamente, voltando à posição inicial. A bomba de sódio e potássio liga-se em um íon Na+ na face interna da membrana e o libera na face externa. Ali, se liga a um íon K+ e o libera na face externa. A energia para o transporte ativo vem da hidrólise do ATP.