Membrana plasmatica
Biologia Celular
Igor Dias Porto
Membrana Plasmática
Membrana plasmática é o envoltório celular que é responsável pela forma, pela proteção e pelo controle das substâncias que entram e saem da célula (permeabilidade seletiva). É formada por fosfolipídios, proteínas e carboidratos, onde os fosfolipídios formam uma dupla camada onde estão depositadas as proteínas, algumas das proteínas estão aderidas na superfície dessa dupla camada e outras estão totalmente mergulhadas entre os fosfolipídios, e ainda os carboidratos que estão aderidos na superfície externa da membrana. A parte mais externa da membrana é hidrofílica, tem afinidade com a água, enquanto que a parte mais interna onde se encontram os ácidos graxos, não interage com água, ela é hidrofóbica.
Transporte Passivo
Transporte passivo é o transporte de uma solução entre dois meios, com o objetivo de igualar as concentrações em ambos, nesse tipo de transporte não há gasto de energia. Ele ainda se divide em tipos: difusão e osmose.
A difusão ainda se subdivide em: difusão simples e difusão facilitada. Na difusão simples o soluto passa do meio mais concentrado (Hipertônico) para o meio menos concentrado (Hipotônico). Já na difusão facilitada ocorre da mesma forma que a primeira, porém o soluto precisa da ajuda de proteínas especializadas transportadoras que ficam na superfície da membrana, para conseguir atravessar a mesma.
Na osmose o solvente passa por uma membrana semipermeável, indo do meio menos concentrado (Hipotônico) para o meio mais concentrado (Hipertônico).
Transporte Ativo
É o transporte de substâncias de um meio de menor concentração para um meio de maior concentração, onde precisa de uma proteína transportadora para que o transporte aconteça, nesse tipo de transporte há gasto de energia. Um dos mais importantes exemplos do transporte ativo em nosso organismo é conhecido como bomba sódio-potássio, essencial para a transmissão do impulso nervoso e contração