MEMBRANA PLASMATICA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA RADIOLOGIA
ANDREY GILDER PONTES DA COSTA
MEMBRANA PLASMÁTICA
BIOLOGIA
MANAUS-AM 2014
Membrana Plasmática:
É a parte mais externa do citoplasma, que separa a célula do meio extracelular, contribuindo para manter constante o meio intracelular, que é diferente do meio extracelular. A membrana plasmática ou plamaslema tem a espessura de 7,5 a 10 nm e ao microscópio eletrônico aparece como uma estrutura trilaminar, denominada unidade de membrana, assim chamada porque essa estrutura é comum a todas as membranas existentes nas células.
As unidades de membrana são bicamadas lipídicas formadas principalmente por fosfolipídios e contendo uma quantidade variável de moléculas proteicas, mais numerosas na membranas com maior atividade funcional ( as proteínas são responsáveis pela maioria das funções da membrana). O folheto externo da bicamada lipídica da membrana plasmática apresenta muitas moléculas de glicolipídios.
Função: O papel principal da membrana plasmática é delimitar a célula, em outras palavras, separar o conteúdo citoplasmático.É através da membrana plasmática que a célula recebe água, oxigênio e alimentos, e também elimina substâncias restantes de uma reação química na célula, outra função importante da membrana é a manutenção da constância do meio intracelular, que é diferente do liquido extracelular.
Possui mecanismos que permitem a entrada e a saída de substâncias. Dizemos que a membrana plasmática seleciona a passagem destas substâncias e que ela possui desta forma uma permeabilidade seletiva, que é uma camada fosfolipídica da membrana plasmática que funciona como uma barreira fluida (maleável) e permite a passagem de substâncias diretamente através dela.
Outras funções estão atribuídas á membrana plasmática, como conservar a forma das células, auxiliarem no deslocamento e transportação.
A membrana plasmática é denominada uma das superfícies