Membrana Plasm Tica
A membrana plasmática é uma película que circunda a célula e delimita o seu espaço. Sua estrutura consiste de uma bicamada de fosfolipídios (modelo do mosaico fluido). Essa estrutura básica é a mesma para os outros tipos de membranas biológicas. Nessa bicamada há outros tipos de moléculas orgânicas, como as proteínas, glicídios e o colesterol (que também é um lipídio).
Estrutura
Fosfolipídio (cabecinha com duas caudas): cabeças hidrofílicas, caudas hidrofóbicas. Os fosfolipídios formam a BICAMADA, pois são moléculas anfipáticas, ou seja, tem uma porção hidrofílica e uma porção hidrofóbica. Parte de cima é o meio externo, parte de baixo meio inteiro.
Colesterol regula a fluidez da membrana. Dizer que a membrana é fluída, significa dizer que as moléculas que a constituem podem se deslocar umas em relação às outras sem perder o contato.
Funções:
Delimitação do volume celular.
Reconhecimento e sinalização celulares.
Controle do trânsito de substâncias e íons que entram e saem da célula (permitem às células manter diferenças nas concentrações de certas substâncias e íons nos meios intra e extracelulares).
As membranas são permeáveis, ou seja, permitem que algo as atravesse, por exemplo, substâncias e íons (as membranas não são permeáveis a tudo, por isso também são ditas semipermeáveis).
Transporte
Dividimos os tios de transporte em duas modalidades básicas, o transporte passivo (sem gasto energético) e o transporte ativo (envolve gasto de energia). Conceitos importantes: - Solutos: substâncias ou íons dissolvidos em um solvente, que normalmente é a água. - Gradiente de concentração: diferença de concentrações de solutos entre dois meios.
- Transporte Passivo: também é chamado de difusão. Não requer energia. Os solutos são transportados do meio onde se encontram em maior concentração para o meio onde estão presentes em menor concentração, até que as concentrações se igualem (de acordo com o gradiente de concentração). Existem