Mem ria de Aula para a Disciplina de Comunica o Aplicada
Material de apoio elaborado pela Profª Ms. Mylene Abud
Obs: Este material é apenas um apoio e não compreende e nem dispensa todas as explicações em sala de aula.
Diferença entre os níveis de linguagem ou registros
Denomina-se nível de linguagem ou registro os diversos usos feitos por um falante, dependo do contexto ou da situação. Estes podem ser:
- Nível culto ou registro formal: com predominância do uso da norma culta da língua (padrão) e da correção gramatical, tem prestígio e é usado em situações formais; seus falantes possuem alta escolarização. Ex: linguagem literária, técnica, científica, profissional (jargão).
- Nível familiar ou coloquial ou registro comum: intermediário entre o registro formal e o informal, é uma linguagem não tão tensa e nem distensa, usada em situações mais descontraídas e quando há intimidade entre os falantes. Empregada por falantes com escolarização média. Ex:Linguagem dos meios de comunicação de massa.
- Nível popular ou registro informal: linguagem caracterizada pela ausência de prestígio, falantes pouco ou não escolarizados, vocabulário restrito, distante das regras gramaticais. Ex: gírias, clichês.
Quem determina as transformações lingüísticas e os níveis de linguagem são os usuários, escrevendo ou falando, já que tanto a língua escrita quanto a oral apresentam variações condicionadas por diversos fatores: regionais, sociais, intelectuais etc.
Tipos e Gêneros de Texto
Didaticamente, existem três tipos de texto (ou discurso):
- Narrativo
- Descritivo
- Dissertativo
Dentro de cada tipo textual, há vários gêneros textuais (ou discursivos):
- Narrativo: fábula, charge, novela, crônica, peças de teatro, piada, conto, fábula etc.
- Descritivo: relato pessoal, relato de viagem
- Dissertativo: carta de leitor, texto de divulgação científica
Nota: às vezes, em um mesmo texto, é possível encontrar os três tipos