Melodia e Harmonia
Noções de Teoria Musical I
Conceitos e definições de Melodia e Harmonia
MELODIA
É o resultado da combinação de sons e silêncios de diferentes durações e alturas ele é a parte cantável de uma música.
É a organização simples de uma série de sons musicais, constituindo-se o elemento principal da música.
Na maioria dos arranjos de música popular, a melodia é feita pela voz ela é a forma que cantamos, cada música tem uma melodia diferente. Não cantamos o hino nacional da mesma forma que “Garota de Ipanema”.
Na melodia as notas são tocadas separadas, mais não basta tocar quaisquer notas para obter uma melodia, tem que ter uma relação entre a nota subsequente e a anterior, de modo criar algo agradável aos ouvidos. Para muitos, ela é o principal elemento musical, dando assim sentido à harmonia e ao ritmo.
A MELODIA MUSICAL é definida por um conjunto de notas dadas de forma sucessiva, e que fazem um sentido musical. É também uma das três partes constituintes da música – que é formada por harmonia, melodia e ritmo.
HARMONIA
São três ou mais notas tocadas em conjuntos (notas juntas), é a estrutura que dá suporte à melodia. Porém, sempre existem as exceções, como o Power Chords. A harmonia pode ser feita com quaisquer instrumentos capaz de fazer acordes, esses instrumentos harmônicos são aqueles que imitem, ao mesmo tempo, três ou mais notas durante sua execução.
Na música popular vários dos arranjos que são feitos na harmonia é pela combinação das notas emitidas por esses instrumentos que fazem o acompanhamento, como a guitarra e o violão, por exemplo.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Procurar na internet gravações de cantores brasileiros acompanhados apenas por violão; chamar atenção dos alunos para a melodia e harmonia.
O aluno escolhe uma canção e canta em “lá, lá, lá” para o colega descobrir qual é a música.
O professor pode escrever uma frase curta no quadro, marcar o seu ritmo com os alunos e pedir que cada um invente