melissa
Nome cientifico
Melissa Officinalis L.
Nome popular
MELISSA Erva cidreira verdadeira, Erva cidreira de folha ou rasteira, chá da Franca.
Família
Labiatae
História
A melissa é uma planta melífera, originária da Europa e Ásia, muito bem adaptada ao Brasil.
Os árabes, no século X, elogiaram sua ação como remédio para ansiedade e depressão; este conceito foi retomado por um fitoterapeuta nos inícios do século XX, que reconheceu à melissa qualidades para fazer desaparecer as "crises de mau humor nas jovens e nas mulheres débeis".
Habitat
Desenvolve-se em locais sombrios e úmidos e é sensível a geadas. De preferência, o cultivo deve ser feito em terrenos próximos a matas, arroios e rios, em locais frescos e sombreados. É uma planta típica de climas temperados, mas quente.
Características da planta
Planta arbustiva de 20 a 80 cm de altura, folhas ovais serradas, as flores são inicialmente brancas ou tornam-se rosadas. Quando ainda jovem, a planta toda emana um suave e agradável odor de limão, e quando esmagada esse odor fica mais forte, o sabor é adocicado e um pouco amargo. A planta idosa exala um odor que já não é muito agradável.
Propriedades terapêuticas
A atividade sedativa situa-se ao nível do sistema límbico o qual tem um papel importante no controle e integração das emoções. É indicado como um ótimo chá digestivo, calmante, para combate dor de cabeça e enxaquecas, gases intestinais e cólicas intestinais. Facilita à menstruação e a gravidez, catarro, dores musculares, dores reumáticas, estômago, flatulência, insônia, laringite, náusea, recuperação pós-parto e resfriado.
Precauções
Deve ser evitado em casos de hipotireoidismo (redução da função da tireoide), em casos de pressão baixa e em casos de hipersensibilidade a erva podendo ser misturada a outros chás.
Experiência com a planta
À escolha do chá de melissa surgiu, pois sempre me foi comum desde a infância, segundo minha mãe desde os primeiros meses de vida ela